Perguntas frequentes

Porque é que não consigo visualizar corretamente a plataforma?

Os erros na apresentação da plataforma surgem quando é utilizado um navegador de internet (browser) não suportado, atualize o seu navegador ou como alternativa experimente utilizar outro que lhe permita aceder corretamente à plataforma.

Neste momento são suportados os seguintes browsers: Internet Explorer 9 (e versões superiores), Edge, Chrome, Firefox e a maior parte dos navegadores disponíveis nos dispositivos móveis.

Não consigo iniciar sessão na plataforma, onde posso pedir o nome de utilizador/palavra passe?

A autenticação na plataforma está disponível apenas para utilizadores com credenciais válidas.

Só poderá solicitar os seus dados de autenticação se for colaborador da autarquia.

Não consigo submeter uma ocorrência, estou sempre a receber uma mensagem para corrigir os erros assinalados, como resolvo isto?

Quando tenta submeter uma ocorrência com erros, estes são assinalados a vermelho acompanhados de uma breve descrição, só após corrigi-los é que poderá submeter com sucesso uma ocorrência.

Quando submeti uma ocorrência, assinalei a opção "Lembrar-se de mim neste dispositivo" mas os dados não ficaram guardados, o que se passa?

A opção que indicou utiliza cookies para memorizar os seus dados pessoais no dispositivo atual, o armazenamento destes cookies depende de vários fatores que podem impedir que os mesmos não sejam devidamente guardados, tais como:

  • O dispositivo está em "modo privado", o que poderá interferir com os cookies.
  • O seu navegador de internet está configurado para não permitir cookies, ou para limpar quaisquer dados guardados no navegador sempre que este é encerrado.
  • Os navegadores mais recentes possuem funcionalidades que permitem a "navegação anónima", impedindo assim que sejam guardados dados privados nos dispositivos.

Verifique se no seu dispositivo alguma das opções mencionadas se encontra ativa.

Submeti uma ocorrência com sucesso e não recebi o email de confirmação, tenho que submetê-la novamente?

O envio do email é automático e por vezes existe um atraso entre a submissão da ocorrência e o envio da mensagem de correio eletrónico.

Se lhe foi exibida uma mensagem de que submeteu uma ocorrência com sucesso aguarde alguns minutos até que o email chegue, se mesmo assim não o receber e desejar saber dados adicionais sobre a sua ocorrência, poderá sempre entrar em contacto com os nossos serviços e solicitar a informação desejada.

Estou a tentar anexar uma foto à ocorrência mas é exibido um erro, o que faço?

Os erros mais frequentes que podem surgir ao tentar enviar uma foto devem-se ao facto da imagem não possuir o formato ou o tamanho permitido.

O formato das imagens enviadas deverá ser PNG ou JPG com um tamanho máximo que não pode exceder os 10 MB. Para reduzir o tamanho da imagem experimente capturá-la ou guardá-la com uma resolução inferior antes de a enviar.

Porque é que não é possível obter a minha localização atual no mapa?

A obtenção da sua posição atual depende dos vários métodos de localização disponíveis no seu dispositivo. Normalmente estes métodos requerem que seja dada autorização prévia para que a plataforma possa aceder à sua localização atual.

Verifique no seu dispositivo se os métodos de localização disponíveis (GPS, rede móvel ou Wi-Fi) estão ativados e volte a tentar.

Certifique-se também que a sua localização atual é efetivamente um ponto dentro da área que define o município.

A localização atual obtida não está correta, o que faço?

O serviço de localização depende do próprio dispositivo que está utilizando para registar a ocorrência.

Por vezes é apenas possível obter um local aproximado, nem sempre é possível obter uma localização exata do local onde se encontra atualmente.

A utilização dos serviços de localização pode ser influenciada por diversos fatores que afetam a sua fiabilidade, como por exemplo, estar rodeado por edifícios muito altos, dentro dos próprios edifícios ou até o método de localização utilizado.

Se não conseguir obter uma localização atual automática, pode sempre tentar localizar manualmente a sua posição assinalando no mapa o ponto em que se encontra.

O local assinalado no mapa exibe uma morada incorreta, como posso corrigi-la?

O mapa utilizado pela plataforma é gerido por uma entidade externa, o que torna difícil, por vezes, a obtenção de uma morada correta para o local onde se encontra. Quando detetar que a morada obtida automaticamente não corresponde ao seu local atual (ou se pretende apenas complementar a morada com informação adicional) pode sempre editar manualmente o campo do “local” e acrescentar ou corrigir a informação que desejar.

Estou a tentar pesquisar por uma ocorrência que submeti e não aparece informação nenhuma, o que se passa?

Após a submissão de uma ocorrência não é possível obter informação adicional sobre a mesma até que esta seja validada pelos nossos serviços. Assim que a sua ocorrência for devidamente validada, poderá utilizar a pesquisa para manter-se informado acerca do seu estado atual.

Deverá verificar também se inseriu corretamente na pesquisa a referência que foi atribuída à ocorrência que submeteu.